Dicas de senhas
Uma senha ou password, é uma palavra ou código secreto previamente convencionado entre as partes como forma de reconhecimento. Em sistemas de computação, senhas são amplamente utilizadas para autenticar usuários e conceder-lhes privilégios — para agir como administradores de um sistema, por exemplo — ou permitir-lhes o acesso a informações personalizadas armazenadas no sistema.
|
|
Notebook Sony Fit A Multiflip PC - Surge o novo padrão. A Nova linha de Notebooks FIT A - 3 em 1 Multiflip PC possui as melhores tecnologias da Sony em imagem, áudio e conectividade e proporcionam uma experiência incrível nos modos Tablet, Notebook e Tela Compartilhada. A versatilidade deste produto é perfeita para: - Executivos e Profissionais Criativos: Designers, arquitetos, profissionais de marketing e músicos vão se impressionar com a performance dos processadores Intel de 4ª geração, maior economia de bateria* e as possibilidades do uso da caneta digital com os Aplicativos Exclusivos Sony. >>> Leia mais ...
|
|
Os usuários de senhas devem;
- manter a confidencialidade das senhas;
- não compartilhar senhas;
- evitar registrar as senhas em papel;
- selecionar senhas de boa qualidade, evitando o uso de senhas muito curtas ou muito longas, que os obriguem a escrevê-las em um pedaço de papel para não serem esquecidas (recomenda-se tamanho entre seis e oito caracteres);
- alterar a senha sempre que existir qualquer indicação de possível comprometimento do sistema ou da própria senha;
- alterar a senha em intervalos regulares ou com base no número de acessos (senhas para usuários privilegiados devem ser alteradas com maior freqüência que senhas normais);
- evitar reutilizar as mesmas senhas;
- alterar senhas temporárias no primeiro acesso ao sistema;
- não incluir senhas em processos automáticos de acesso ao sistema (por exemplo, armazenadas em macros).
- Vale lembrar também que utilizar a mesma senha para vários sistemas não é uma boa prática, pois a primeira atitude de um invasor, quando descobre a senha de um usuário em um sistema vulnerável, é tentar a mesma senha em outros sistemas a que o usuário tem acesso.
- O uso de terceiros ou de mensagens de correio eletrônico desprotegidas (não criptografadas) deve ser evitado.
Como elaborar uma boa senha
Geralmente são consideradas boas senhas aquelas que incluem, em sua composição, letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos embaralhados, totalizando mais de seis caracteres.
Porém, para ser boa mesmo, a senha tem de ser difícil de ser adivinhada por outra pessoa, mas de fácil memorização, para que não seja necessário anotá-la em algum lugar. Também é conveniente escolher senhas que possam ser digitadas
rapidamente, dificultando que outras pessoas, a uma certa distância ou por cima de seus ombros, possam identificar a seqüência de caracteres.
Um método bastante difundido é selecionar uma frase significativa para o usuário e utilizar os primeiros caracteres de cada palavra que a compõe, inserindo símbolos entre eles. É também recomendável não utilizar a mesma senha para vários sistemas. Se um deles não for devidamente protegido, a senha poderá ser descoberta e utilizada nos sistemas que, a priori, estariam seguros. Outro conselho: adquira o hábito de trocar sua senha com freqüência. Trocá-la a cada sessenta, noventa dias é considerada uma boa prática.
Se você realmente não conseguir memorizar sua senha e tiver que escrevê-la em algum pedaço de papel, tenha pelo menos o cuidado de não identificá-la como sendo uma senha. Não pregue esse pedaço de papel no próprio computador, não
guarde a senha junto com a sua identificação de usuário, e nunca a envie por e-mail ou a armazene em arquivos do computador.
Geralmente os sistemas informam que para garantir, aos usuários, que estão sendo fornecidas senhas iniciais seguras e temporárias, orientado-os a alterá-las imediatamente no primeiro logon.
Que tipos de senhas devem ser evitadas?
Os usuários devem evitar senhas compostas de elementos facilmente dentificáveis por possíveis invasores, como por exemplo:
- nome do usuário;
- identificador do usuário (ID), mesmo que seus caracteres estejam embaralhados;
- nome de membros de sua família ou de amigos íntimos;
- nomes de pessoas ou lugares em geral;
- nome do sistema operacional ou da máquina que está sendo utilizada;
- nomes próprios;
- datas;
- números de telefone, de cartão de crédito, de carteira de identidade ou de outros documentos pessoais;
- placas ou marcas de carro;
- palavras que constam de dicionários em qualquer idioma;
- letras ou números repetidos
- letras seguidas do teclado do computador (ASDFG, YUIOP);
- objetos ou locais que podem ser vistos a partir da mesa do usuário (nome de um livro na estante, nome de uma loja vista pela janela);
- qualquer senha com menos de seis caracteres.
- Alguns softwares são capazes de identificar senhas frágeis, como algumas dessas citadas acima, a partir de bases de dados de nomes e seqüências de caracteres mais comuns, e ainda bloquear a escolha dessas senhas por parte do usuário. Essas bases de dados normalmente fazem parte do pacote de software de segurança, e podem ser atualizadas pelo gerente de segurança com novas inclusões.
Atendimento em domicilio
Aréa de atendimento